O que os ortoptistas fazem?

Com formação em graduação de nível superior, os ortoptistas possuem um conjunto único e versátil de habilidades para detectar e tratar condições como ambliopia e diplopia e administram exercícios ortópticos.

 

São profissionais da área da saúde ocular que se especializam no estudo da motilidade ocular e do desenvolvimento visual, examinam e diagnosticam disfunções do sistema visual que envolvem visão, movimento ocular, alinhamento ocular e binocularidade. Os ortoptistas são especialistas em diagnosticar e tratar defeitos no movimento dos olhos e problemas com o funcionamento dos olhos, chamados de visão binocular, que pode ser causado por problemas nos músculos ao redor dos olhos ou defeitos nos nervos que permitem que o cérebro se comunique com os olhos.

Os profissionais atuam também com pacientes com doenças/sequelas neurológicas, como acidente vascular cerebral, tumores cerebrais ou esclerose múltipla, como parte de uma equipe multiprofissional auxiliando os pacientes a controlar os sintomas visuais fornecendo subsídios para a reabilitação visual e geral.

A sua atuação cresceu e muitos continuam a treinar e estudar para obter conhecimento, o que permite que desempenhem funções especializadas e estendidas no campo dos distúrbios visuais e na reabilitação visual da baixa visão adaptando recursos ópticos e não ópticos.

Os ortoptistas realizam diagnóstico, terapia, prevenção e reabilitação de forma independente na área dos distúrbios da movimentação ocular.

ATENÇÃO:
O CBOrt aconselha: verifique as qualificações da pessoa que vai lhe propor um exame e/ou tratamento.

O Ortoptista é o profissional de saúde registrado no Conselho Brasileiro de Ortóptica (CBOrt), que é membro da “International Orthoptic Association (IOA)".

CBOrt - Conselho Brasileiro de Ortóptica