Congresso Brasileiro de Oftalmologia em Brasília

Acontecimento inédito marcando a história e os 60 anos da Ortóptica

O Congresso Brasileiro de Oftalmologia em Brasília – DF!!

Andrea Pulchinelli
Ortoptista
pulchinelliandrea@cbort.com.br

Este texto trata-se apenas do relato de uma ortoptista presente no evento e que tem um enorme prazer em tentar colocar no papel as experiências e emoções vividas por lá…!
Caros colegas, só pela estada em Brasília, dentro de um congresso de importância ímpar já bastaria, afinal a abertura deste espaço para a nossa  categoria já era um marco na profissão e um presente absolutamente inédito aos nossos 60 anos de caminho! Cabe mais uma vez parabenizar a ortoptista Márcia Rassi pela conquista!

Tínhamos dois períodos para as nossas aulas no dia 06/09/07. O da manhã ocorreu tudo muito bem, com palestras e palestrantes muito bem preparados. No segundo período, então no mesmo dia de tarde, tendo merecidamente Mariza Pfeiffer e Viviam Secin coordenando a mesa, bem no exato momento que a presidente do CBOrt abre o evento, eis que entram na sala Dr. Marcos Ávila, presidente do Congresso, Dr. Nilo Holchuh, secretário geral do CBO e Dr. Hamilton Moreira, presidente eleito do CBO; acompanhados pelo cinegrafista oficial do evento; fato que evidentemente pegou todos de surpresa! A Mariza agradece as presenças ilustres e então, estando todos lá na frente, junto da Mariza e da Viviam, o Dr. Marcos Ávila começa agradecendo nossa presença e dizendo que estava resgatada a nossa parceira, parceria oftalmologistas e ortoptistas, que a partir deste Congresso sempre teremos o espaço reservado para a nossa categoria nos eventos do CBO!!! Algumas outras colocações importantes foram feitas. A Mariza comenta a respeito do nosso projeto de regulamentação, dizendo inclusive que ela, Viviam Secin e Jorge Amorim estiveram com o Senador Paulo Paim e com os deputados que pediram vistas do projeto, e então, mais uma vez  tivemos o declarado e documentado apoio dos oftalmologistas à nosso favor, fato que recebeu aplausos de toda platéia. Além disto, a Viviam também levantou a questão da abertura de novos cursos pelo Brasil, visto que apenas um, o do Uni-IBMR no Rio de Janeiro, era insuficiente… mais uma vez tivemos o apoio do CBO!!!

Bem, após tudo isto, a platéia em êxtase, assitiu às aulas e acreditem: todos saíram de lá com a certeza que, independente de projetos de Lei, a relação simbiótica entre oftalmologistas e ortoptistas estava concretizada e relembrando as palavras da nossa presidente: “Tudo o que vivemos naqueles instantes iria nos deixar tão extasiados que seria difícil dormir naquela noite de quinta-feira!” E foi difícil mesmo…

Parabéns a todos que colaboraram e continuam empenhados em dar visibilidade à Ortóptica!
Estamos todos juntos neste barco!!!