Participação da Ortóptica no XX Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual em São Paulo

Em 2012 a Ortóptica no Brasil comemora 65 anos. Como parte desta comemoração mais uma vez a Ortóptica Brasileira esteve presente no maior evento da Oftalmologia Nacional, o XX Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual, em São Paulo, com o tema “Oftalmologia + Ortóptica= Parceria de sucesso” e o objetivo de promover e destacar o trabalho conjunto de ortoptistas e oftalmologistas nas equipes de saúde visual, nosso Simpósio foi presenteado com a participação de profissionais de destaque em diversas áreas de atuação e que puderam contar um pouco mais de sua experiência profissional e o trabalho em parceria.

Legenda: Ana Paula Braga, coordenadora científica CBOrt e Silvia Chuffi, vice-presidente CBOrt.

 

Abrindo o simpósio, a Dra. Erika Silvino e a ortoptista Andrea Pulchinelli Ferrari falaram sobre os aspectos do atendimento Oftamológico e Ortóptico nas diversas faixas etárias do nascimento à vida adulta, na realidade de uma clínica geral oftalmológica.

Em seguida falaram o Dr. José Mario de Andrade, estrabólogo, e a ortoptista Vera Lucia Pereira Bussiki que abordaram as peculiaridades do Teste Ortóptico no atendimento e encaminhamento de pacientes com estrabismos diversos, cirúrgicos ou não. Dr. José Mario nos revelou uma curiosidade de sua infância: foi paciente de uma ortoptista quando, na infância, apresentou distúrbios da visão binocular merecedores de tratamento ortóptico.

A Dra Márcia Beatriz Tartarella apresentou uma excelente aula sobre a avaliação da acuidade visual nas crianças com Catarata Congênita e sua importância na conduta oftalmológica, seguida da Ortoptista Priscila Ciocler Froimam que destacou os métodos de avaliação da acuidade visual, como o Teste dos Cartões de Acuidade de Teller.
Encerrando o simpósio o Dr. Mauro Campos e a Ortoptista Dra. Celina Tamaki de Castro palestraram sobre o trabalho conjunto do oftalmologista e do ortoptista especialmente nas equipes de Visão Subnormal e Reabilitação Visual. Além das participações no Simpósio de Ortóptica, nossos profissionais estiveram presentes como palestrantes no Curso de Reabilitação Visual com as aulas das ortoptistas Raquel Aleixo e Keli Roberta Mariano.

O trabalho do ortoptista, também na pesquisa cientifica, esteve representado com dois pôsteres selecionados pela comissão científica do congresso: “Inclusão do Teste de Acuidade Estereoscópica na avaliação da saúde ocular de escolares: a necessidade vinda do avanço” de Monalisa Sbampato Souto e “A importância do 2º teste do limiar foveal do exame de Perimetria Computadorizada” de Andrea Pulchinelli Ferrari.

Legenda: Ortoptista Monalisa Sbampato Souto

 

Legenda: Ortoptista Andrea Pulchinelli Ferrari

 

Satisfatoriamente pudemos contar com a participação, como congressistas, de várias colegas ortoptistas não só de São Paulo, mas de outros cantos do nosso país, na busca por experiência, conhecimento e aperfeiçoamento. Fomos gratificantemente recebidos de maneira respeitosa e lisonjeira por diversos colegas oftalmologistas, nos vários simpósios que estivemos presentes como ouvintes e claro, na excelente confraternização, na festa de encerramento “1 Chopps e 2 Pastel”, fechando com chave de ouro este evento.

Legenda: Rosana Furtado, Claudineia Terra, Keli Mariano, Monalisa Sbampato, Andrea Pulchinelli, Ana Paula Braga, Vera Lucia     Pereira, Linda Araújo e Maria José Cal.

 

O CBOrt agradece o convite e o espaço dentro do Congresso, fundamental para a divulgação da Ortóptica e o estreitamento dos laços profissionais que nos unem aos Oftalmologistas Brasileiros há 65 anos. Não pouparemos esforços para cumprir com muita honra e esperamos continuar e aprofundar ainda mais esta parceria nos próximos eventos nacionais da Oftalmologia. E que venham os próximos 65 anos!