Ortoptistas e médicos oftalmologistas reuniram-se na 28ª Jornada de Ortóptica

Em 22 de outubro, ortoptistas e médicos oftalmologistas reuniram-se na 28ª Jornada de Ortóptica do CBOrt e 4ª Jornada da Regional Paulista do CBOrt, evento realizado no Hotel Mercury Privilege, em São Paulo (SP).
A Jornada teve como tema “A Produção Científica”, com o objetivo de estimular os profissionais a produzirem mais trabalhos científicos, além de compelir a constante atualização por intermédio da leitura e discussão de artigos, especialmente os publicados em revistas de importância singular no universo da Oftalmologia e Ortóptica.
O ortoptista, professor e doutor em Neurociências e Comportamento pela USP, Marcelo Fernandes da Costa, abriu a Jornada introduzindo os preceitos básicos da Metodologia Científica.

Dando seguimento ao tema o médico oftalmologista Wilmar Roberto Silvino, professor do Departamento de Oftalmologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, abordou a importância da estatística como parâmetro de relevância da produção científica.

Ainda pela manhã, a ortoptista Stella Maris da Costa e Castro apresentou uma síntese de sua tese de mestrado recém defendida:
“Função visual e motora na esclerose múltipla”. Em seguida, a ortoptista Monalisa Sbampato Souto tratou da “Contribuição de equipe
multidisciplinar na atuação em um escolar com baixa visão”, tema de seu mestrado em andamento na UNICAMP.

O almoço de confraternização contou com a maioria dos participantes. O período da tarde foi destinado à apresentação e discussão de artigos científicos tendo como apresentadores e discutidores as ortoptistas Silvia Chuffi, Tereza Borralho F. de Souza, Rita de Cássia Vignoli Damiani, Maria Amélia Ambrogini, Selma Vital e Ana Paula Braga além dos médicos oftalmologistas Bernardo Kaplan
Moscovici, Fábio Pimenta de Moraes, José Mário de Andrade e Fábio Adams.

No final da tarde a ortoptista e presidente do Conselho Brasileiro de Ortóptica, Andrea Pulchinelli Ferrari, fechou o evento expondo a atual situação da Ortóptica no Brasil e convidando todos a continuarem prestigiando os encontros científicos promovidos pelo CBOrt, como também os de Oftalmologia, a fim de sustentar a qualidade dos profissionais de Ortóptica que atuam no País.
Por fim, houve a apresentação e eleição da nova diretroria do CBOrt: Andréa Pulchinelli Ferrari (presidente, São Paulo/SP), Sílvia Chuffi (vice-presidente, Joinville/SC), Celina Tamaki (1ª tesoureira, São Paulo/SP), Andréa Karla R. de Carvalho (2ª tesoureira, São Paulo/SP), Claudinéia Miranda D. Terra (1ª secretária, Piracicaba/SP), Vera Pereira Bussiki (2ª secretária, São Paulo/SP), Priscila Ciocler Froimann (coordenadora da Comissão Científica e Publicações, São Paulo/SP), Ana Paula Braga (vice-coordenadora
da Comissão Científica e Publicações, São Paulo/SP) e Márcia Melo de Oliveira Rassi (representante CBOrt junto da IOA, Goiânia/GO).

A nova diretoria, juntamente com os colegas ortoptistas de todo o Brasil, já estão programando atividades científicas em comemoração aos 65 anos da Ortóptica no Brasil para o ano de 2012 que, certamente, contarão com a participação de médicos oftalmologistas na discussão de temas relacionados à Ortóptica.

O CBOrt deseja um Excelente Natal e que 2012 reserve um bom ano profissional