70 Anos de Ortóptica

No ano de 2017 a Ortóptica brasileira festejou 70 anos no Brasil, fechando com chave de ouro as comemorações com a tradicional Jornada de Ortóptica anual, no dia 25 de novembro no Centro de Eventos do Hospital de Olhos Paulista, em São Paulo.

Maria Cecilia Lapa, Mathilde Sardinha, Vera Lucia Bussiki e Mathildes do Amaral

O evento contou com a participação de ortoptistas do Brasil inteiro, como Mathilde Sardinha, do Distrito Federal, incansável defensora da classe e grande exemplo de profissional e com a Professora Maria Cecília Lapa, uma das responsáveis pela formação em excelência de todos os ortoptistas graduados pela Universidade Federal de São Paulo.

Suze Anastasia, Galton Vasconcelos e Celina Tamaki

A Mesa de Abertura foi composta pelo Dr. Galton Carvalho Vasconcelos, presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmopediatria e representante do Conselho Brasileiro de Oftalmologia; Dra. Mônica Fialho Cronemberger, presidente do Centro Brasileiro de Estrabismo; Dra. Valdete Maia Fraga, presidente da Sociedade Brasileira de Visão Subnormal; Ort. Dra. Celina Tamaki Monteiro de Castro e Ort. Andrea Pulchinelli Ferrari, membros da Diretoria do Conselho Brasileiro de Ortóptica; fortalecendo laços entre as categorias profissionais que há 70 anos trabalham em sintonia no país.

Andrea Pulchinelli Ferrari e Monica Fialho Cronemberger

Keli Roberta Mariano, Valdete Fraga, Luciene Fernandes, Lydia Marques e Raquel Aleixo

Durante a abertura foi apresentada, pela presidente Andrea Pulchinelli Ferrari, toda a história da profissão no país, desde a instalação do curso em 1947, trazido da Inglaterra para São Paulo por Miss Mayou pelas mãos do visionário Prof. Moacyr Álvaro. As grandes escolas de formação existentes no Brasil e os profissionais envolvidos foram lembrados. A ABO, antiga Associação Brasileira de Ortóptica, hoje CBOrt, teve sua trajetória desde 1952 lembrada também, bem como todas as ex-presidentes carinhosamente homenageadas, algumas presentes como Rita de Cassia Damiani, Inês Isoldi, Laís Beviláqua, Gilda di Sordi e Mariza Loes Pfeiffer. Celina Tamaki, representante brasileira junto à IOA, International Orthoptic Association, também apresentou a história da Ortóptica no mundo, onde o Brasil teve papel fundamental na fundação da IOA, há 50 anos atrás, através da memorável ortoptista Cacilda Gallo.

Prof. Harley Bicas, oftalmologista que viveu boa parte desta história, foi convidado a palestrar sobre a trajetória dele dentro dos 70 anos da Ortóptica, homenageando ortoptistas que fizeram parte da sua formação pessoal, duas ali presentes conosco também: Gilda Di Sordi e Suzete Faleiros Pascoal.

Harley Bicas e Andrea Pulchinelli Ferrari

A programação científica iniciou com a excelente aula sobre “A epidemia de Miopia e a proposta de atropinização” apresentada pela Dra. Marcia Beatriz Tartarella, que não poderia faltar nas comemorações dos 70 anos.

Ana Paula Braga, Marcia Tartarella e Celina Tamaki

A ortoptista Ana Paula Braga palestrou sobre um tema muito atual e polêmico: “Orientação e Proteção aos Raios Ultravioletas e Radiações de Aparelhos Eletrônicos e Celulares na Infância”, seguido de Andrea Pulchinelli Ferrari falando sobre a importância da minuciosa avaliação da Visão Binocular antes de diagnósticos polêmicos e incapacitantes no processo de aprendizado. Ort. Dra. Celina Tamaki Monteiro de Castro orientou a platéia em sua palestra sobre o “’Uso do aplicativo MNRead para medir acuidade e velocidade de leitura”.

Encerrando a manhã tivemos a ilustre participação da Dra. Luciene Chaves Fernandes, vindo de Belo Horizonte prestigiar nosso evento e nos brindar com a aula sobre o “Treinamento Funcional da Fixação Excêntrica”.

O Almoço de Confraternização teve uma proposta diferente, com o elegante cardápio assinado pela chef banqueteira Tatá Cury. Totalmente dentro do clima de festa, os doces foram servidos desde o receptivo Welcome Coffee até o encerramento com o tradicional bolo.

Quebrando o clima científico do evento, o retorno do almoço iniciou com o workshop sobre “Defesa Pessoal Feminina e Noções Básicas de Segurança”, com demonstração de técnicas de defesa pessoal ao vivo, apresentada por Claudinei Santos, demonstrada pela equipe de Krav Magá do Mestre Daniel Pólito da Arena Fitness Academia.

Equipe Krav Magá Mestre Dan – Arena Fitness

Retornando à proposta científica, Suze Santos Anastasia apresentou um caso polêmico sobre a indicação da prescrição dos óculos na alta hipermetropia em um atendimento em conjunto com o médico oftalmologista, caso que foi brilhantemente discutido também pelo Prof. Harley Bicas.

Harley Bicas e Suze Anastasia

Com grande alegria recebemos o Dr. Galton Vasconcelos, grande parceiro e incentivador do trabalho simbiótico com os ortoptistas, que palestrou sobre “Ambliopia: Incidência, Detecção e Tratamento”, contribuindo de forma espetacular à formação dos presentes.

Não podendo jamais faltar nesse dia, contamos mais uma vez com a presença do Dr. José Mario de Andrade, desta vez falando sobre “ Atenção do Ortoptista na Avaliação e Orientação do Paciente com Diplopia”.

José Mario de Andrade e Andrea Pulchinelli Ferrari

Na Palestra Magna tivemos Prof. Harley Bicas, com sua excepcional aula “Tudo que o Ortoptista precisa saber sobre o exame de refração”.

Encerrando as palestras, a ortoptista Silvia Chuffi, de Joinville, com o tema “O olhar da Arte”, apresentando de uma forma divertida como os olhos de quem vê a Arte podem mudar a interpretação, assim como os olhos dos artistas também podem modificar as obras.

Finalizamos a Jornada com a Assembleia Eleitoral, tendo sido eleita a chapa com Andrea Pulchinelli Ferrari, presidente; Suze dos Santos Anastasia, Vice-presidente; Celina Tamaki Monteiro de Castro, tesoureira; Claudineia Miranda Dutra, secretária; Claudia Crossley, 2ª secretária e Cassia Funchal como Coordenadora Científica CBOrt.

 

Diretoria eleita: Cassia Funchal, Celina Tamaki, Andrea Pulchinelli, Claudineia Miranda, Suze Anastasia

Somos gratos à toda equipe de apoio, ao Gustavo Miranda, à Ana Terra e à Cristina Eiko Kimura e aos patrocinadores AMP-Oftam e Optica Giardinni.

Celina Tamaki Monteiro de Castro, Harley E. Amaral Bicas, Andrea Pulchinelli Ferrari e Claudineia Miranda Dutra.

Agradecemos à todos ortoptistas que participaram pois sem vocês esse evento jamais seria possível: Andrea Sabino Bacchi, Cassia Funchal, Ana Paula Braga, Keli Roberta Mariano Matheus, Daniela Rocha Pereira, Isabel C. Diogo, Marcela Bruna da Silva, Márcia Carro Maia, Maria Helena de Liberador Cury de Sousa, Maria José Cal, Marli Edviges Trondoli Mendes, Matildes Ferreira do Amaral, Mauro Lúcio da Silva, Monica Garcia Costa Bastos, Lydia da Cruz Marques, Nélide Skitnevsky Catach, Patrícia Voges Pereira, Priscila Ciocler Froiman, Rita de Cassia Damiani, Raquel Aleixo, Rejane da Silva Pereira Barbosa, Selma Vital, Soraia Maria Patricio, Stella Maris da Costa e Castro, Susete Enjiu Faleiros Barbosa, Vera Lucia Pereira, Cristiane Silvestre, Maria Cecilia Lapa, Mariza Loes Pfeiffer, Gilda Soares De Sordi, Claudia Biancalana R. Aranha, Silvia Chuffi. Agradecimentos aos palestrantes e aos membros da nova diretoria eleita, por acreditarem no nosso trabalho.

Terminamos o evento com o sentimento de dever cumprido, conseguindo reunir o maior número de ortoptistas dos últimos anos e com a certeza que há ainda muito trabalho pela frente, em eminência a busca por cursos de graduação do Ortoptista pelo Brasil!